Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Ministério divulga cartilha para estimulação precoce de criança com microcefalia
Na cartilha são abordados aspectos relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor da criança.
O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (13) diretrizes com orientações que profissionais das equipes da atenção básica e atenção especializada devem seguir para estimulação precoce e reabilitação de crianças de 0 a 3 anos com microcefalia.
As diretrizes complementam o Protocolo de Atenção à Saúde e Resposta à Ocorrência de Microcefalia Relacionada à Infecção pelo vírus Zika, que orienta o atendimento desde o pré-natal até o desenvolvimento da criança com microcefalia.
Na cartilha (que pode ser acessada neste link) são abordados aspectos relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor da criança, como a avaliação do desenvolvimento auditivo, visual, motor, cognitivo e da linguagem, além de outros aspectos, como a importância do brincar e a participação da família na estimulação precoce.
O Piauí está seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e vamos nos preparar, também, para proceder com as diretrizes de estimulação precoce que a cartilha traz. É o que informa Herlon Guimarães, diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.
“É extremamente importante que o Ministério tenha iniciado as ações do segundo eixo do plano de contingência para o combate ao aedes egypti e enfrentamento à microcefalia. O primeiro foi o combate ao mosquito e o segundo o cuidado com as mães gestantes e os bebês”, disse o diretor.
Mais de 7 mil profissionais serão capacitados à distância. O curso será ofertado a fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, médicos, entre outros profissionais que trabalham com estimulação precoce e que atuam em um dos 1.543 serviços de reabilitação oferecidos pela Rede SUS.
Por Samara Augusta / Fonte:portalsaude.saude.gov.br