Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hemopi assegura abastecimento de sangue no final de ano
O Hemopi terá funcionamento normal ao longo dos últimos dias do ano, parando apenas no dia 1º de janeiro.
Com a chegada do período de final de ano, o Centro de Hematologia de Hemoterapia do Estado faz o planejamento de contingência para o abastecimento dos hospitais da capital e do interior, mantendo, assim, o estoque mínimo de segurança, determinado pelo Ministério da Saúde, o que assegura sangue e seus derivados em caso de necessidade.
Apesar de ter redução em torno de 50% de doadores no período, o diretor do Hemopi, Jurandir Martins, exalta a disposição da população em doar nesse período. Exemplo disso é o número de doações registrada na manhã de ontem (29), quando “80 doadores contribuíram de forma espontânea em doar sangue e contribuir com a saúde do nosso Estado. Sem falar nos muitos que fizeram cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea”.
O Hemopi terá funcionamento normal ao longo dos últimos dias do ano, parando apenas no dia 1º de janeiro. A orientação é que o doador, antes de viajar para as festas de final de ano, vá ao Hemopi para doar sangue, que estará aberto nessa quarta e quinta, até às 17h, retornando o funcionamento no sábado, dia 2.
Quem pode doar sangue
Para ser doador, é necessário ter entre 16 a 69 anos de idade (menor de 18 anos deve apresentar autorização de responsável), pesar acima de 50kg, estar saudável. Importante alertar que não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas e avisar, no momento do cadastro, que medicações faz uso. Grávidas e lactantes exclusivas também não podem doar sangue.
O Hemopi funciona na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro/Sul, Teresina. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço.
Por Samara Augusta