Fátima Oliveira Centro cirúrgico do HGV realiza 25 cirurgias de urgência neste sábado (26)

Vinte e cinco pacientes transferidos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foram operados, neste sábado (26), no Centro Cirúrgico do Hospital Getúlio Vargas (HGV). A ação faz parte de um esforço da Secretaria de Estado da Saúde e HGV para não deixar nenhum paciente sem atendimento no período de festas de final de ano. A diretora do HGV, Clara Leal, disse que apesar do HGV não possuir atendimento de urgência, funciona como retaguarda para o HUT e outros hospitais de Teresina e interior, e assim não pode parar.

Entre os pacientes beneficiados com procedimento cirúrgico neste sábado, está a idosa de iniciais, R.C, com 100 anos, residente no bairro Dirceu Arcoverde, em Teresina. Dona R.C fraturou o fêmur e foi levada para o HUT e transferida para o HGV, onde foi operada e passa bem. 

Segundo o cirurgião ortopédico, Wilson Rodrigues, são pacientes que não podem aguardar muito tempo, porque correm o risco de ter uma infecção e vir a óbito. "São pacientes vulneráveis a complicações e tem que ter atendimento rápido", ressalta Rodrigues. 

A medida de funcionar o Centro cirúrgico do HGV aos sábados e feriados já beneficiou cerca de 500 pessoas nas especialidades de Ortopedia, Vascular, Urologia, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Geral.

"Essas são ações que acontecem paralelamente aos procedimentos cirúrgicos que o Hospital já realiza durante a semana, e que nos tem dado suporte para otimizar o total de cirurgias e, assim, minimizar o tempo de espera de quem aguarda por uma intervenção cirúrgica nessas especialidades", explica a diretora do HGV, Clara Leal.

Participaram da ação neste sábado (26), os cirurgiões ortopédicos José Wilson Rodrigues, Joel Campos, Marcelo Lopes, os cirurgiões gerais, Carlos Renato e Fernando Lopes. Além dos Anestesistas José Miguel, Aldo Silva e Edilene Batista. As enfermeiras Rita de Cássia e Letícia Luz. Ainda pessoal de apoio e técnicos de enfermagem e radiologia.

Por Fátima Oliveira