Foto: James Almeida Olhar Bem realiza 2000 cirurgias de catarata em Picos

Com 2 mil cirurgias realizadas em apenas sete dias de ação, o Programa Olhar Bem se despediu de Picos nesta quinta, 10, com incontáveis histórias de alegrias. Do seu Luiz, aposentado de 70 anos, a dona Maria Julia Brito, de 71. Se pra ele, com “a cirurgia sua vida mais melhorar 99%”, para ela que desde domingo(6), está enxergando tudo tão claro, uma sensação, “eu estou tão feliz. Feliz!”.

É com esse objetivo, em oferecer qualidade de vida e levando autoestima a milhares de idosos a partir de 60 anos de idade, que a Secretaria de Estado da Saúde iniciou a ação itinerante em Oftalmologia. A ação vai percorrer, na primeira etapa, o sul do Piauí, beneficiando 141 municípios, ofertando 15 mil consultas e 4.800 cirurgias de catarata. O município de Picos, contemplando os territórios dos Vales do Rio Guaribas, do Sambito e Canindé, foi o primeiro roteiro.

A olhos vistos, a primeira etapa já colheu resultados positivos, como avalia o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa. “O Programa teve um impacto positivo na região de Picos. Tínhamos uma perspectiva de fazer menos procedimentos cirúrgicos, mas foram realizados em uma semana duas mil cirurgias de catarata, atendendo muitos usuários do sistema que esperavam verdadeiros tempo para conseguir uma procedimento desses e que muitas vezes só são poderiam ser realizados em Teresina”.

Todos os atendimentos são totalmente gratuitos, feitos pelo Sistema Único de Saúde(SUS), e para ter acesso aos serviços de saúde, o usuário deve procurar as secretarias municipais de saúde ou seu agente de saúde. Pelo fluxo de atendimento, em até dois dias, o paciente passa pela consulta e constatado o diagnóstico de catarata, é submetido à cirurgia, em curto espaço de tempo e resolutividade.

De Picos, a ação segue para Bom Jesus, onde os atendimentos serão realizados no período de 14 a 18 de dezembro, na Unidade de Pronto Atendimento(UPA). Na região, serão contemplados os municípios da Chapada da Mangabeiras e a oferta de 4 mil consultas e 1.200 cirurgias de catarata.

“Agora vamos partir para Bom Jesus, onde pretendemos realizar na Chapada das Mangabeiras cerca de mil cirurgias de catarata. Em janeiro, teremos outra etapa em Floriano e a perspectiva de mil e quinhentas cirurgias a serem realizadas naquela região”, afirma Costa. Em Floriano, o atendimento será realizado no período de 10 a 16 de janeiro, atendendo os municípios dos Tabuleiros do Alto Parnaíba e Rios Piauí e Itaueira e Serra da Capivara.

O secretário antecipa que mais ações no formato itinerante para oftalmologia será lançado ainda este mês de dezembro, com cobertura em todo o Estado. “Até o final desse mês, vamos lançar outra forma de credenciamento, que mais prestadores possam participar do Programa e que assim possamos alcançar mais pessoas, nas mais diversas regiões do Estado do Piauí. A meta é que tenhamos no ano de 2016 mais mutirões nesse formato, em larga escala, de forma contínua, em cada região de saúde”, afirma.

Municípios que serão contemplados com o Programa Olhar Bem – Chapada das Mangabeiras

Alvorada do Gurguéia, Bom Jesus, Colônia do Gurguéia, Cristino Castro, Currais, Elizeu Martins, Manoel Emídio, Palmeira do Piauí, Santa Luz, Avelino Lopes, Curimatá, Júlio Borges, Morro Cabeça no Tempo, Parnaguá, Redenção do Gurguéia, Barreiras do Piauí, Corrente, Cristalândia, Gilbués, Monte Alegre, Riacho Frio, Santa Filomena, São Gonçalo do Piauí e Sebastião Barros

Programa Olhar Bem

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, o Programa Olhar Bem visa ampliar o acesso ao tratamento de uma das maiores causas de cegueira reversível, que é catarata. “Com o Programa Olhar Bem, vamos facilitar o acesso a consultas e exames a pessoas com mais de 60 anos de idade. Constatado o diagnóstico, logo no dia seguinte, o paciente será submetido a cirurgia, sendo avaliado 48 horas depois e uma segunda avaliação, com 30 dias”. 

Todos os pacientes submetidos a cirurgias receberão kits contendo medicação (colírio), para uso no pós-operatório e óculos de proteção.

A ação objetiva descentralizar os serviços, atendendo o maior número possível de pacientes, em um curto intervalo de tempo, e o mais próximo de sua casa.

Dados do IBGE apontam que o Piauí possui mais de 350 mil com idade a partir de 60 anos de idade, fase em que a ocorrência da catarata senil começa a ser evidenciada.

Por: Graciene Nazareno