Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Oficina de sensibilização da microcefalia mobiliza profissionais de todo o Estado
A ideia é o trabalho conjunto na execução do protocolo de atendimento e acompanhamento dos casos de microcefalia.
Profissionais de diversas unidades de saúde do Estado foram convocados pela Secretaria de Estado da Saúde para oficina de sensibilização sobre microcefalia ocorrida na manhã de hoje (9) onde tiveram a oportunidade de conhecer o perfil epidemiológico da microcefalia no Piauí e os protocolos emergenciais de vigilância aos casos de microcefalia relacionados à infecção pelo Zika.
O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS), Herlon Guimarães, ressaltou a situação de emergência nacional e a importância de tratar as informações sobre o assunto com bastante responsabilidade “porque tudo é muito novo. Mas, estamos aqui unindo forças com o Ministério e as prefeituras de Teresina e de vários municípios do Estado, para trabalharmos juntos na execução do protocolo de atendimento e acompanhamento elaborado pela Secretaria que explicita o passo-a-passo que os profissionais devem seguir ao tratar de microcefalia”.
E, a primeira orientação da neonatologista Isabel Almeida, membro do Comitê de Emergência em Saúde Pública, é de que os profissionais estejam atentos à investigação junto à mãe. “Tudo deve começar com uma boa conversa para extrairmos uma história detalhada do conjunto de fatos que podem ter influenciado ou causado a doença no bebê”, disse.
A reunião contou com a presença da assistente de epidemiologia do Ministério da Saúde, Marília Lavocat, detalhando o protocolo emitido ontem (8) pelo Ministério da Saúde. “O protocolo é um documento em construção, estamos abertos a sugestões e questionamentos. Não tem nada engessado, estamos partindo do zero e tivemos um tempo recorde para a construção desse protocolo”, considerou.
Dentre os representantes dos municípios presentes na oficina, a secretária de saúde do município de São João do Arraial sintetizou o espírito do encontro no seu pronunciamento. “Não interessa o município, o que interessa é a gente ter atitude, temos que fazer parceria é com a população. Lá em São João, a gente já está desde a semana passada com o carro de som nas ruas chamando a atenção das famílias pra ajudar nessa empreitada e já temos mutirão marcado no município. Cada palavra, cada informação que ouvirmos aqui, temos que levar para nossas equipes nos municípios, não tem outra alternativa”, concluiu a secretária.
Por Samara Augusta