O aposentado Jose Luiz, 77 anos, de Oeiras, veio para Picos neste domingo, 6, com um foco: voltar a enxergar. Há cinco anos, foi submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo e pagou R$2.500,00, num atendimento particular em Teresina. Com o Olhar Bem, a cirurgia foi feita pelo Sistema Único de Saúde(SUS), totalmente gratuito, numa ação da Secretaria de Estado da Saúde. Antes, quase sem enxergar, agora, todo sorridente, não mede elogios e já vê todas as possibilidades que esse sentido pode oferecer.

"Agora foi a vez (da cirurgia do) meu olho direito, de graça, eu já não podia nem dirigir porque não enxergava bem. Agora com essa cirurgia melhora 99%. Primeiro vou agradecer muito a Deus e segundo ao povo da Secretaria de Saúde”, afirma.

O contentamento do seu Luiz soma-se aos dos 2.620 pacientes atendidos nesses três dias ação, onde foram realizadas 1.649 consultas e 971 procedimentos cirúrgicos. Para isso, são envolvidos em torno de 150 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, e equipe de apoio. O atendimento inicia cedo, ao raiar do dia, por volta das 5h, quando começam a chegar os primeiros pacientes, vindos de municípios que integram os territórios do Vale do Rio Guaribas, Sambito e Canindé.

Da caravana de Oeiras, foram 93 pacientes atendidos, sendo 71 cirurgias realizadas, nos três dias. A meta é que ao final da ação, mais 70 pacientes sejam atendidos, totalizando mais de 160 beneficiados. A coordenadora do grupo, Conceição Silva, e o enfermeiro Antônio Rocha, que desde o primeiro dia acompanham os pacientes, não escondem a gratidão. “Se não fosse o Programa, eles não teriam condições de fazer essa cirurgia. É uma salvação, traz autoestima para cada um deles”, declara Antônio. “Eles saem daqui muito satisfeitos, por tudo, pelos kits que recebem. É muito contentamento”, exalta Conceição.

Em até dois dias, o paciente passa pela consulta e constatado o diagnóstico de catarata, é submetido à cirurgia, em curto espaço de tempo e resolutividade, como explica o secretário Francisco Costa, que visitou a ação nesse domingo, na Universidade Estadual do Piauí(UESPI). “Atendemos uma demanda que está reprimida, de forma ágil, com resolutividade, e o mais próximo de seu município. São ações como essas, que levam saúde para mais perto da pessoas, trazendo mais qualidade de vida, que buscamos realizar”.

O secretário afirma ainda que Olhar Bem continua o atendimento em Picos até ao dia 10 de dezembro. Já na próxima segunda, 14, inicia em Bom Jesus, contemplando o território Chapada das Mangabeiras. Em Janeiro, o Programa segue para Floriano, onde atende os territórios Tabuleiros Alto Parnaíba, Tabuleiros dos Rios Piauí e Parnaíba e Serra da Capivara.  

Ao final do Programa, a meta é realizar 15 mil consultas oftalmológicas e realizar 4.800 cirurgias de catarata, contemplando 141 municípios.