A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) realizou nessa terça (02) treinamento com os técnicos da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais do Hospital Universitário (HU). A capacitação foi sobre o Sistema de Notificações da Anvisa, NOTIVISA, onde foram demonstradas a operacionalização do sistema, acesso e notificação.

O HU apresentou as dificuldades técnicas apresentadas e expôs dúvidas em relação ao NOTIVISA. “Nosso interesse é de manter esse sistema alimentado, sempre estaremos à disposição e cumprindo nosso papel”, comentou Maria do Socorro Amorim, responsável pela alimentação do sistema de notificação no HU.

O NOTIVISA é o sistema de informação que visa fortalecer a vigilância pós-uso/ pós-comercialização, por meio do monitoramento de eventos adversos e de queixas técnicas associados aos produtos. O Sistema recebe as notificações relacionadas aos produtos sob vigilância sanitária – medicamentos, cosméticos, saneantes, agrotóxicos, equipamentos médico-hospitalares, entre outros.

“O NOTIVISA é importante para aprimorar nossos serviços, investigar o que acontecer de errado para que não haja outros casos”, comentou a Gerente de Produtos e Serviços da DIVISA, Maria Veloso, que também destacou a importância do fortalecimento da comunicação entre as Instituições e Vigilância Sanitária do Piauí.

Por Denise Nascimento