Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Piauí vai receber carreta Ortopédica Itinerante
O termo de convênio foi assinado pelo secretário Francisco Costa hoje (02), em Brasília.
A Rede Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência ganhará em dezembro um reforço. Trata-se da Carreta de Oficina Ortopédica, programa do Ministério da Saúde que vem complementação aos Centros Especializados em Reabilitação (CEIR), com oficinas ortopédicas para confecção e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.
O termo de convênio foi assinado pelo secretário Francisco Costa hoje (02), em Brasília, na Coordenação de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde. Segundo o secretário, a carreta deve começar a rodar o Piauí no início de janeiro. “Com essa unidade móvel, ações que estavam restritas ao Centro de Reabilitação (CEIR), em Teresina, poderão ser realizadas na carreta, que vai percorrer diversas cidades do estado”, informou Costa.
A Carreta será gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e estará vinculada aos serviços de reabilitação física do Sistema Único de Saúde (SUS). “A prioridade será oferecer essas oficinas nos municípios do interior do Estado, já que em Teresina temos o CEIR realizando esse tipo de capacitação”, disse o Secretário.
“A unidade móvel vai ampliar a rede de assistência às pessoas com deficiência e ajudar essa parte da população a superar limites”, comentou o deputado Assis Carvalho, que fez a solicitação da unidade móvel ao ministro Marcelo Castro.
A Oficina funciona em uma carreta adaptada para produção de órteses e próteses e também poderá fazer ajustes, adaptações e pequenos consertos em meios auxiliares de locomoção já em uso por pessoas com deficiência.
Já foram implantadas, pelo Ministério da Saúde, dez oficinas itinerantes terrestres e capacitados 144 técnicos ortesistas, além de 4.096 profissionais de nível superior com capacitação em andamento em todo o Brasil.