Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Servidores da Saúde são capacitados em atendimentos de primeiros socorros
O próximo treinamento ocorre dia 23 de novembro, na Escola Fazendária.
A Secretaria de Estado da Saúde realizou nesta segunda-feira, 16, treinamento em primeiros socorros para 25 servidores da instituição com a finalidade de preservar a vida de qualquer cidadão e evitar agravos, através de um atendimento rápido e eficaz. A atividade foi realizada pela coordenação Estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no auditório da Escola Fazendária.
Segundo o diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), Alderico Tavares, inicialmente a meta é capacitar 100 servidores. “Por meio de uma educação continuada, o nosso objetivo é que os nossos servidores aprendam a salvar uma vida não só na teoria, mas também na prática”, disse. Para auxiliar ainda mais primeiros atendimentos, o diretor informou que “será adquirido um desfibrilador externo automático (DEA) para as unidades descentralizadas da Secretaria”, concluiu.
Para a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência, Francina Amorim, quem participa de um treinamento em primeiros socorros saberá o que fazer diante de um evento que põe a vida de alguém em risco. Desmaios, convulsões, choques elétricos, paradas cardiorrespiratórias são algumas das ocorrências mais comuns. “Situações como essa acontecem não somente no ambiente hospitalar, mas acontece na rua, no trabalho, em qualquer lugar. E, quando a pessoa está apta poderá salvar muitas vidas”, explicou.
Durante o treinamento os participantes passaram por aulas teóricas e práticas como: compressões torácicas, massagem cardíaca, como reconhecer uma pessoa em parada cárdica, como fazer ventilação e utilização do DEA.
O próximo treinamento ocorre dia 23 de novembro, na Escola Fazendária.
Por: Allana Sousa