Foto: Allana Sousa Sul do Estado recebe primeiro tomógrafo em estabelecimento público

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, inauguraram o Centro de Diagnóstico por Imagem, no Hospital Regional Tibério Nunes, o primeiro estabelecimento público da região sul a possuir um tomógrafo. Também serão ofertados exames de mamografia e ultrassonografia. Ao todo, foram investidos mais de R$1,2 milhões, entre obra física e aquisição de equipamentos.

Com a oferta desse serviço, o Governo do Estado fortalece a descentralização dos serviços de Saúde, é o que garante Wellington Dias. “O que nós estamos fazendo é descentralizando os serviços de saúde, que antes só tinham em Teresina. Agora, com exames de tomografia, UTI, podemos garantir alta complexidade, a gente vai poder salvar vidas, isso é o mais importante. Francisco Costa, secretário de Saúde, acompanhou a obra e vamos continuar investindo, seja na Rede Cegonha, que é na área materno-infantil, e nosso esforço também na urgência e emergência, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que vamos poder garantir maior resolutividade em Floriano e região”.

O secretário de Estado da Saúde afirma que o primeiro tomógrafo na região Sul vai realizar 400 exames mensalmente, evitando que os pacientes se desloquem para Teresina. “É o primeiro tomógrafo em estabelecimento público que passa a funcionar nessa região, com a capacidade em ofertar por mês mais de 400 exames de tomografia, tanto na parte eletiva como como nos pacientes em casos de urgência para poder facilitar o diagnóstico. Com esse apoio diagnóstico, vamos diminuir as transferências para Teresina, principalmente nos casos de traumatismo craniano, que na maioria das vezes acontece por falta desse equipamento. Uma oportunidade do governo Wellington Dias em descentralizar as ações de Saúde no Estado e mais uma conquista”.

O Centro de Diagnóstico por Imagem vai ofertar exames de tomografia, mamografia e ultrassonografia atendendo a uma população estimada em 590 mil habitantes, do território Tabuleiros do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras. Com a instalação desses equipamentos, o hospital aumenta a capacidade resolutiva, com serviços mais próximo da população e ainda fortalecendo o processo de descentralização da saúde pública do Estado do Piauí.

O serviço será ofertado 24 horas, no regime de urgência e emergência, além de exames eletivos, pelo Sistema Único de Saúde(SUS).

A inauguração do Centro de Diagnóstico por Imagem ocorreu nesta manhã de sábado, 14, e contou com a presença do senador Elmano Férrer, dos deputados federais Assis Carvalho e Silas Freire, do deputado estadual Joel Rodrigues, da secretária de Estado da Infraestrutura, Janaina Marques, do reitor da Uespi, Nouga Cardoso, do prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, da presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Piauí(Cosems), Leolpoldina Cipiriano, e do presidente do Conselho Regional de Enfermagem(COREN/PI), Lauro César de Morais.

Por Graciene Nazareno