A Secretaria de Estado da Saúde apoia a realização da III Marcha de Humanização do Parto realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) que acontece no sábado, 14 de novembro, a partir das 16h, no trecho Ponte Estaiada à Potycabana, em Teresina.

O evento objetiva informar e sensibilizar a população, em especial as mulheres, quanto à importância do parto normal humanizado, preconizado pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Enquanto Secretaria, reafirmamos a importância da gestante ser acompanhada por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros obstetras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos e o cumprimento da lei 8.080, que é a Lei do Acompanhante”, disse Dília Falcão, gerente de Atenção Básica, da Secretaria da Saúde.

Segundo os organizadores, a estimativa é que 5.000 pessoas participem da ação que conta com o apoio de Instituições de Saúde e Ensino do estado do Piauí dentre outras.

Parto humanizado
De acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, assim que nascer, o bebê deverá ser colocado em contato com a mãe para que ela o estimule a mamar ainda na primeira hora. Além disso, o cordão umbilical deverá ser clampeado (cortado) apenas quando parar de pulsar.

As medidas visam beneficiar a saúde materna e infantil. Conforme a portaria, os procedimentos de rotina adotados após o nascimento do bebê, como exame físico, pesagem e outras medidas antropométricas, profilaxia da oftalmia neonatal devem ser realizados somente após esses primeiros cuidados, importante mudança na lógica de atendimento ao bebê.

Por Allana Sousa com informações de Coren-PI