Solinan Barbosa Campanha de combate ao câncer de pele atende 370 pessoas

Trezentas e setenta pessoas atendidas, 52 diagnósticos clínicos de câncer de pele e 42 biópsias realizadas, esses foram os números da Campanha do Dia Nacional do Combate ao Câncer de Pele, promovida nesse sábado (7), pelo Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A campanha aconteceu simultaneamente em 23 estados, no horário de 9h às15h.

Em Teresina, o atendimento foi na Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), considerada um importante centro de referência no Estado e parceira da campanha há vários anos. As pessoas que receberam diagnóstico positivo da doença foram encaminhadas para tratamento.

“Pela primeira vez, houve a regularização dos atendimentos e biópsias pelo SUS. Agora, o HGV receberá pelos procedimentos realizados e esses entrarão nas estatísticas da Secretaria de Estado da Saúde”, explica o coordenador da clínica, Jesuíto Montoril.

O médico dermatologista e coordenador da Campanha no Piauí, Victor Martins, explica que 95% dos casos de câncer de pele são provocados pelo excesso de exposição ao sol. “O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Por isso, ao se autoavaliar, a pessoa deve procurar lesões suspeitas”, acrescenta.

A aposentada  Maria Gonçalves diz que soube da Campanha pela televisão, e que resolveu  ir até a Clínica Dermatológica do HGV em busca de atendimento. Ela possui manchas escuras espalhadas por algumas partes do corpo e no rosto. "Graças a Deus não era o que eu pensava. Mas o médico me orientou a evitar a exposição exagerada  ao sol. Vou seguir direitinho as orientações dele, pois tinha medo de que pudesse ser algo grave”, afirmou, aliviada após a consulta.

Segundo a SBD, o câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros, correspondendo a 25% do total de casos de câncer no País.

Por Solinan Barbosa