Solinan Barbosa HGV intensifica realização de exames de colonoscopia

O Serviço de Endoscopia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) beneficiou 12 pacientes com exames de colonoscopia, neste sábado (7). A intensificação da realização desse procedimento, inclusive aos finais de semana, é um esforço da Secretaria de Estado da Saúde e da direção para reduzir a fila de pessoas que aguardam por aquele exame, que pode diagnosticar doenças colorretais.

A diretora do HGV, Clara Leal, explica que a medida vem sendo implementada desde o final de semana passado, quando 26 pessoas passaram por procedimento. “Temos uma demanda reprimida. Mas estamos trabalhando em conjunto para criar as condições necessárias de aumentar, ainda mais, a quantidade de exames realizados”, enfatiza.

Segundo a médica Maria Helena Santos, a colonoscopia objetiva diagnosticar doenças colorretais e também de prevenção, uma vez que pólipos (crescimento anormal de tecido na parede interna do cólon ou do reto) e cânceres intestinais podem se desenvolver de forma silenciosa. “O pólipo adenomatoso, por exemplo, por não apresentar sintomas pode se tornar maligno”, explica.

O agricultor Raimundo Ferreira Sousa, 55 anos, do bairro Pedra Mole, zona Sudeste de Teresina, chegou cedo ao Hospital para se submeter ao exame. “Sinto fortes dores no estômago e estava esperando para fazer o procedimento. Fiquei feliz, quando recebi o telefonema para eu comparecer ao Hospital.  Mais ainda, porque sei que muitas outras pessoas serão beneficiadas”, diz o agricultor.

Por Solnan Barbosa