Graciene Nazareno Saúde dobra capacidade de atendimento durante Festival da Uva em São João do Piauí Sala de estabilização do Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros

A Secretaria de Estado da Saúde inaugura sala de estabilização e dobra capacidade de atendimento no Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros, em São João do Piauí. A ação visa intensificar o atendimento para turistas e moradores durante a realização do Festival da Uva, que acontece de sexta, 6, até domingo, 9. 

A sala de estabilização será entregue oficialmente neste sábado, 7, e vai atender os pacientes com ocorrências mais graves, como vítimas de acidentes de trânsito e Acidente Vascular Cerebral(AVC). De acordo com a diretora do Hospital, Santana Andrade, “esses pacientes mais grave têm condições de ficar mais tempo aqui, estabilizar, para uma melhorar a assistência e em seguida, encaminhar para um hospital de referência”. A sala conta com dois leitos e equipamentos para atendimentos de urgência e emergência, como ventilador volumétrico, eletrocardiógrafo, aspirador cirúrgico e desfibrilador. 

Para atender a demanda turística do Festival da Uva, o Hospital aumentou a quantidade de profissionais para os plantões. Com 200 atendimentos médio por dia, o Hospital estima dobrar o número de atendimento, podendo chegar a 400 diariamente. Para isso, serão disponibilizados dois médicos e dois enfermeiros e ampliada também a quantidade de técnicos em enfermagem, que atuarão em plantões 24 horas. 

Hospital Estadual 

O Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros possui 32 leitos comuns e seis de observação, além de mais dois da sala de observação. 

Além de realizar cirurgias, como hérnia, fimose, retirada de cistos e miomas, laqueaduras, faz atendimento de urgência e emergência, com realização de exames de Raios-X, eletrocardiograma e ultrassom.

Graciene Nazareno