A Escola Técnica do SUS deu início, nesta sexta-feira (6), às aulas do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) do município de Teresina. Ao todo, serão capacitados 864 agentes comunitários de saúde.

Para a coordenadora do curso de ACS/Sul, Ozirina Costa, ações como essa são “essenciais porque qualifica o trabalho do agente comunitário de saúde, sendo que ele é a ligação entre a comunidade e os profissionais médico, enfermeiro, dentistas, auxiliares de enfermagem e saúde bucal, dentre outros. Então, é o agente comunitário que vê quais são as necessidades da população e o encaminha para a Unidade Básica de Saúde (UBS)”, disse.

Durante o curso, serão abordados todos os agravos relacionados à saúde. “Com relação à prevenção e promoção da saúde eles também vão verificar as doenças mais comuns em Teresina e como prevenir”, acrescentou Ozirina.

O curso será ministrado todas as sextas e sábados com carga horária semanal de 20 horas e terá duração de nove meses. As aulas acontecem em escolas da rede estadual de ensino situadas em cada regional.

Para os profissionais (alunos) da Regional Sul, as aulas serão ministradas no Centro Estadual de Ensino Henrique Couto, e na Unidade Escolar Cícero Portela, no conjunto Parque Piaui. Para os profissionais das Regionais Leste/Sudeste, as aulas serão na Unidade Escolar Júlia Nunes, no bairro Dirceu Arcoverde. Já, os profissionais da zona Norte, as aulas serão realizadas no Centro Estadual Petrônio Portela (Premen Norte), no auditório do Cerest e no auditório da Vigilância.