No período de janeiro a outubro de 2015, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Aéreo do Piauí realizou 102 atendimentos em 108 ocorrências, o que corresponde a um crescimento de mais de 8%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os números são da Coordenação Estadual do SAMU Piauí.

A solicitação do transporte aéreo está a cargo do médico que acompanha o paciente, que deve estar em um dos hospitais regionais. Participam da equipe socorrista, sete médicos e sete enfermeiros que se revezam em equipes para plantão de 24 horas.

Os atendimentos com maior número de deslocamento são dos municípios de Parnaíba, Bom Jesus, Picos, São Raimundo Nonato, Floriano, São João do Piauí e Uruçuí para Teresina. A maioria dos casos é de pessoas que sofreram traumatismo crânio-encefálico (TCE), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Do total de atendimentos, observa-se a prevalência de pacientes do sexo masculino, com 61 atendimentos e 41 do sexo feminino.

Já em novembro, a primeira ocorrência pelo SAMU aéreo foi realizada nesta quinta-feira, 05, no município de São Raimundo Nonato, em um paciente com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC). De acordo com o diretor do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz. José Maria, o paciente deu entrada nesta unidade, no final da tarde de ontem, onde foram realizados os procedimentos iniciais. Já foi solicitado o atendimento aéreo e a aeronave se deslocou ao município.

Das 108 ocorrências no período, seis não foram efetivadas por óbito do paciente ou condições climáticas.

Por Allana Sousa