Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HEMOPI debate boas práticas no ciclo do sangue
Além dos cuidados aos pacientes com doenças hematológicas
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí(HEMOPI), em parceria com a BAXTER Farmacêutica, realiza o III Encontro da Hemorrede do Piauí e I Mostra de Produtos Reciclados do HEMOPI. O evento acontece até hoje, 5, e debate, além das boas práticas no ciclo do sangue, o atendimento integral aos pacientes com doenças hematológicas.
De acordo com o diretor do HEMOPI, Jurandir Martins, foram discutidos temas de grande importância ao funcionamento do Hemocentro, “tais como as urgências de hemofilia, o tratamento dos hemofílicos, o acompanhamento que nós devemos ter com esses pacientes que estão de norte a sul do estado. Discutimos também as ações que cada Hemocentro está fazendo junto aos hemofílicos e também discutimos a captação de doadores”, afirma.
Os hematologistas, Melissa Palis, Luiz Ivando e Ricardo abordaram temas relacionados à importância do acesso ao tratamento, e de forma precoce, bem como a preocupação com a qualidade de vida do paciente com hemofilia. Os palestrantes ressaltaram a necessidade de uma equipe multiprofissional, para que pacientes e familiares recebam o máximo de informações possíveis sobre os cuidados com a doença.
Cerca de 50 profissionais da Hemorrede do Piauí participam das atividades, que envolve o Hemocentro Coordenador em Teresina e os três Hemocentros Regionais: Floriano, Parnaíba e Picos.
I Amostra de Produtos Reciclados
Idealizada por Carmem Silva Machado e João Benicio Gulart, a I Mostra de Produtos Reciclados busca “promover a educação ambiental, despertando nos colaboradores uma nova visão para com os resíduos que nós geramos dentro da instituição e que podem ser aproveitados e, consequentemente minimizando a carga de resíduos comuns a descartar”.
Com a transformação de resíduos sólidos do HEMOPI, e a colaboração do professor de Artes, Carlos Augusto Sousa, e outros servidores do Hemocentro, embalagens de plástico, papel, isopor, tampas, argolas, frascos, tubos de papelão entre outros materiais, foram transformados em diversos objetos de ornamentação, brinquedos e de utilidades no trabalho.
Por Maria Teixeira