Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Governador inaugura ampliação da UTI de Piripiri
Agora, a unidade hospitalar conta com dez leitos novos e totalmente equipados, para toda a região dos Cocais.
O governador Wellington Dias inaugurou, nesta sexta-feira (30), a reforma e ampliação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri. Agora, a unidade hospitalar conta com dez leitos novos e totalmente equipados, para toda a região dos Cocais. Para isso, foram investidos R$ 1.490.529,61, entre obras e aquisição de equipamentos, incluindo ainda a sala de Raios X.
Além de Piripiri, a Secretaria da Saúde está investindo cerca de R$ 7 milhões na construção e ampliação de leitos de UTI adulta, neonatal e Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) nos municípios de Teresina, Parnaíba, Oeiras e Floriano. A meta é dobrar o número de leitos para tratamento intensivo até o ano de 2018. De acordo com o governador Wellington Dias, o objetivo é descentralizar cada vez mais os serviços de saúde. “Estamos descentralizando os serviços para todas as regiões e, ainda assim, ampliando o da capital”, pontuou ele.
Francisco Costa, secretário de Saúde do Estado, explica que com os dez leitos, a UTI será credenciada ao Ministério da Saúde. “O Hospital Chagas Rodrigues funcionava anteriormente com uma UTI com sete leitos e precisava ofertar mais leitos, necessidade inclusive para habilitação junto ao Ministério da Saúde. Optamos, portanto, por fazer essa ampliação e entregar agora esses dez leitos para a população e toda a reestruturação nos equipamentos”, comenta o secretário. O diretor do Hospital Chagas Rodrigues, Rilssele Barbosa, explicou que com o credenciamento Piripiri só irá se desenvolver mais em relação à saúde: “Com o credenciamento, torna-se viável fomentar recursos que vão além da estrutura do hospital, mas também para condições de atendimento, com uma excelente equipe técnica”, explicou ele.
Unidade de Tratamento Intensiva de Piripiri foi fechada em março desde ano após a ampliação ser aprovada pelo governador Wellington Dias e o secretário Francisco Costa. Hoje ela reabre e já passa a funcionar com os dez novos leitos e com equipamentos de alta qualidade. “Nossa perspectiva é cada vez ampliar a oferta de leitos para tratamento intensivo. Como na cidade de Parnaíba, Teresina, também no interior do estado, como Oeiras, Floriano e Picos, também estão passando por essa reestruturação. Além de Bom Jesus, que após a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e ainda Campo Maior, que terá dez leitos, fruto de emenda parlamentar da senadora Regina Sousa, numa perspectiva para 2016”, explica Francisco Costa.
Em obras ou em processo licitatório, o Estado trabalha na ampliação de 102 novos leitos para tratamento intensivo, tanto em Teresina como no interior, o secretário Francisco Costa explicou que o número de leitos de UTI irá dobrar até 2016. “Essa oferta de leitos de UTIs no interior do estado busca, além de aumentar a descentralização dos serviços, resolver os casos que requerem tratamento intensivo nas regiões de saúde, não precisando, assim, se deslocar para buscar a já pequena oferta de leitos na capital. Esse é o desejo do governador Wellington Dias de levar os serviços, não só de média, mas de alta complexidade, para todo o estado do Piauí, para que a oferta fique mais próxima da necessidade da população”, acrescentou o secretário da Saúde.
Durante a solenidade de inauguração, o governador Wellington Dias assinou ordem de serviço para asfaltamento das ruas de Piripiri, implantação da sucursal da TV Antares em na cidade, ampliação do hospital e implantação de dez leitos de neonatal. Além disso, ele visitou as obras do Esgotamento Sanitário de Piripiri, que tem previsão para ser entregue no primeiro semestre de 2016 e vai levar ainda mais saúde para a população de Piripiri.