Ampliar o volume de cirurgias eletivas na rede hospitalar pública do Estado, proporcionando melhor assistência à população. É com o objetivo que a Secretaria de Estado da Saúde oferece condições estruturais, de equipamentos e de profissionais, para que os hospitais intensifiquem a realização de cirurgias eletivas, tanto diariamente, como nos finais de semana.

O Hospital Regional de Campo Maior iniciou hoje, 27, uma série de procedimentos cirúrgicos que devem reduzir as demandas de cirurgias eletivas no município e na região. Somente nessa terça, foram realizadas 25 cirurgias, gerais e ortopédicas. 

Segundo a diretora da unidade, Jardênia Ribeiro, "intensificando esse tipo de procedimento, o nosso intuito é realizar uma média de 100 cirurgias por semana". Durante a ação, serão feitos procedimentos de histerectomia,  fimose, vesícula, hérnia umbilical, retirada de fio, fratura de tíbia, dentre outros.

Ações como essa, ressalta Jardênia, são bastante positivas, pois "além de reduzir à espera de pacientes por uma cirurgia, também auxilia na redução de transferências para Teresina”.

Mais cirurgias

Além do Hospital Regional de Campo Maior, os Hospitais Getúlio Vargas e Infantil Lucídio Portela, em Teresina, vêm intensificando a realização de cirurgias eletivas, em especial nos finais de semana. O HGV, por exemplo, com média de 700 procedimentos realizados em julho, já alcançou 1.160, no mês de setembro. Somente este final de semana, foram realizadas 20 cirurgias ortopédicas.

No Infantil também a rotina é realizar cirurgias aos finais de semana, como neste último, quando foram realizados 18 procedimentos. 

Por Allana Sousa