Saúde capacita profissionais para o combate à violência contra idosos No piauí, 12% da população é de idosos.

Partindo do principio que a questão da violência é transversal a todas as políticas públicas e visando promover saúde e garantir o exercício do direito humano, a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí está realizando a Oficina de Capacitação e Sensibilização de Profissionais e Atores Sociais da Rede de Atenção e Proteção para o Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa para os municípios que compõe o Território Entre Rios.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente existem no país, aproximadamente, 20 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Seguindo esta tendência, a população idosa no estado do Piauí é aproximadamente 373.055, o que corresponde a 12% da população total do estado. Com o aumento desta população surge a necessidade de adequação das políticas sociais para atender as demandas advindas desta população.

“A violência contra idosos se configura um grave problema de saúde pública. Daí a extrema importância de capacitar e qualificar os profissionais, trazendo aspectos inovadores da assistência que poderão contribuir para a melhoria da qualidade de vida do piauiense”, disse Valdite Costa, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso da Secretaria.

A primeira oficina de capacitação aconteceu em Teresina, com a presença do Ministério Público, Defensoria Pública do Estado, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Centro de Referência e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa (CEVI /SASC), Delegacia do Idoso, Núcleo de Enfrentamento à Violência de Teresina e Núcleo de Notificação de Violência do Estado. A segunda foi realizada em Floriano na última terça-feira (29 de setembro).

Na programação, palestras e debates sobre Políticas Públicas de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e o papel das redes municipais e estaduais de Atenção à Pessoa Idosa Vitima de Violência.

As próximas oficinas acontecem em Picos (08 de Outubro) e Parnaíba (14 de Outubro).

Por Samara Augusta