Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde do trabalhador rural é tema de seminário em Campo Maior
Com o intuito de discutir melhor as doenças prevalentes das suas atividades.
A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura (FETAG-PI) e a Prefeitura Municipal de Campo Maior, realizou o primeiro seminário para discutir a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo da Floresta e Águas (PNSIPCF), nesta terça-feira, 29, em Campo Maior.
A política busca conhecer as peculiaridades para a elaboração das estratégias, respeitando o contexto e as diferenças em que cada grupo está inserido.
“Este é o primeiro seminário realizado na região dos Carnaubais e tem o intuito de discutir melhor com os trabalhadores rurais as doenças prevalentes das suas atividades, informando e conscientizando maneiras para que as pessoas possam se prevenir”, disse Gilvâno Quadros, coordenador estadual de Equidade.
Para o prefeito Paulo Martins, essa “é uma integração de política pública fundamental para a zona rural dos municípios com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do povo e para isso tem que ter saúde. E, também, tratar com muito respeito o trabalhador rural com investimento em água, estrada e agrícola”, frisou.
Sobre a PNSIPCF
A Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo da Floresta e Águas tem o objetivo de promover a saúde das populações do campo e da floresta por meio de ações e iniciativas que reconheçam as especificidades de gênero, raça, etnia e orientação sexual, visando o acesso aos serviços de saúde, à redução de riscos e agravos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas e à melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida.
Allana Sousa