Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV inaugura sala para Apoio a Família de doadores
Um espaço humanizado onde as famílias precisam ser bem acolhidas.
A diretoria geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV) inaugurou nesta sexta-feira (25) a Sala de Apoio Familiar destinado às entrevistas com familiares para doação de órgãos e Boletim Médico. Segundo a diretora Clara Leal, não significa apenas um espaço físico, mas um espaço humanizado para os momentos de muita dor, onde a família precisa ser bem acolhida.
Para o vice-coordenador da Organização de Procura de Órgãos para Transplantes, João Gilson, a equipe que atua no serviço recebeu treinamento especial em Comunicação de Más Notícias e em Entrevista Familiar para melhor acolher os familiares nos momento difíceis. “Não é qualquer profissional que pode conversar com a família e sim, pessoas treinadas para saber como comunicar nesse momento de dor para a família”, esclarece.
A diretora do HGV explica que um ato simples de inaugurar uma sala, representa muito para a família do doador. “No momento de dor, o ato de acolher bem, tem uma importância imensurável”, ressalta Clara Leal. A médica intensivista, Patrícia Melo, definiu a abertura da sala como sendo “momento abençoado” para horas tão difíceis.
Atuando no HGV desde 2010, a OPO tem como meta principal a busca ativa presencial que se caracteriza pela identificação, notificação e captação de órgãos e tecidos para transplante. Atualmente, a equipe é formada um coordenador médico, sete enfermeiros, duas psicólogas e assistentes sociais que trabalham em regime de plantões 24h, fazendo visitas regulares aos hospitais (entre públicos e privados) que integram a área de abrangência da Organização.
Fátima Oliveira