Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Estudantes americanas visitam Evangelina Rosa para troca de experiências
As jovens americanas tiveram a oportunidade de acompanhar programas e práticas desenvolvidas na maternidade.
Sete alunas do Curso de Enfermagem da College Nursing Chamberlain, dos Estados Unidos, passaram a quarta-feira (23) compartilhando experiências na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). As jovens americanas tiveram a oportunidade de acompanhar programas e práticas desenvolvidas na maternidade, que foi a escolhida por conta da diversidade dos serviços oferecidos. Além de ser um maternidade referência no Piauí, o trabalho desenvolvido pelo Cento de Parto Normal (CPN) tem evoluído e se destacado.
A coordenadora do Centro do Parto Normal (CPN), enfermeira Cilene Crizóstomo, disse que o objetivo da visita é a troca de experiências e que a vivência é muito importante, tanto para as intercambistas, quanto para os próprios profissionais que trabalham na maternidade. “Esse é o primeiro intercâmbio de alunos do curso de Enfermagem, vindos dos Estados Unidos, e alunos daqui do Piauí também vão trocar experiências lá. Gratificante saber que elas vão levar para o país que vivem o que aprenderem aqui com a gente”, comentou a coordenadora
Para a aluna americana Madi Mcneal, a oportunidade que está tendo na maternidade piauiense é única. “Nossa experiência aqui está sendo muito educativa porque estamos vendo coisas que não víamos nos Estados Unidos”, comentou. “Como estudante de enfermagem, vejo esse aprendizado como uma contribuição muito grande para nosso currículo profissional. Também estou aprendendo muito aqui”, disse Francinete Silva, acadêmica do 5º período de Enfermagem.
A visita à MDER foi parte do roteiro de um período de 15 dias do intercâmbio cultural e profissional, entre a Universidade Americana, que faz parte do Grupo de Ensino Internacional DeVray, e um faculdade particular de Teresina, que recebe estudantes de Enfermagem dos Estados Unidos para realizar um projeto de saúde comunitária à população, compartilhando conhecimentos dos sistemas de saúde de cada país.
Por Astrid Lages