Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Mais Médicos atua na melhoria da saúde da mulher
Atualmente, o Piauí conta com 362 profissionais do Mais Médicos e Provab.
Com atuação há um ano e nove meses pelo Programa Mais Médicos em Pedro II, a médica cubana Tarilin Pozo Vego apresentou, nesta terça-feira, 22, o seu Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) com o tema Melhoria da Atenção ao pré-natal e puerpério na Unidade Básica de Saúde Santa Fé.
Como parte do trabalho, Tarilin detectou, que no início de sua atuação “determinados exames não eram realizados, como testes de HIV, toxoplasma e hepatites B e C. Percebemos também algumas dificuldades na adesão, onde muitas gestantes e puerpéras não compareciam as consultas com regularidade”, relatou.
Dentre os objetivos propostos, a avaliação de risco gestacional. “No primeiro mês 20 mulheres participaram da avaliação. No segundo mês, atendemos 26 gestantes e no mês seguinte alcançamos 35”, concluiu.
Para o representante ministerial da Comissão do Mais Médicos no Piauí, João Vitor, “além de um trabalho de conclusão, esses projetos visam melhorias da saúde de cada município”. Isso porque o Programa permite cuidar, não só da doença, mas também da prevenção.
Atualmente, o Piauí conta com 362 profissionais do Mais Médicos e Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica(Provab), distribuídos em 144 municípios piauienses.
Apresentação de trabalhos
Cerca de oitenta e nove profissionais apresentam nos dias 22 e 23 de setembro, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de especialização em Saúde da Família, referente à atuação na comunidade onde estão inseridos, em Teresina.
O curso de especialização em Saúde da Família é feito na modalidade de Ensino a Distância (EAD), pela Universidade Federal de Pelotas/RS e habilita os alunos a realizar uma análise sistematizada da situação das Unidades Básicas de Saúde, planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas para a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população.
Allana Sousa