Solinan Barbosa Mais 20 crianças passam por cirurgia neste sábado no HGV

Neste sábado (19), o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou mais uma ação nas quais vinte crianças passaram por cirurgias de adenóide, amigdalectomia, timpanoplastia, sinusectomia e micro de laringe. A intensificação das cirurgias é umas das ações da Secretaria de Estado da Saúde para reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos na rede hospitalar estadual.

“O objetivo é o de melhorar a qualidade de vida dessas crianças, que precisavam ser submetidos a cirurgias. São procedimentos simples, mas que trazem solução para um problema sério. Agora, elas terão uma vida com mais qualidade”, enfatizou o coordenador da Clínica de Otorrinolaringologia, Bernardo Cunha Filho.

Um das crianças beneficiadas foi a pequena Thayná Francisca dos Santos, de 8 anos, da cidade de Demerval Lobão. A mãe dela, a dona de casa Antônia Maria da Costa dos Santos, conta que a garota sofria muito com o problema de adenóide. “Ela apresentava dificuldades para respirar, principalmente durante o sono. Acredito que agora tudo será diferente”, comemora.

A ação contou com a participação de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos otorrinolaringologistas e anestesistas; além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e maqueiros.

Desde o dia 25 de julho que o Centro Cirúrgico do HGV passou a funcionar regularmente aos sábados. Em quase dois meses, já foram realizadas cerca de 120 procedimentos nas áreas de otorrinolaringologia, ortopedia, oftalmologia, ginecologia e cirurgia geral.
 

Por Solinan Barbosa