O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, visita, este final de semana, três unidades hospitalares da região norte, nos municípios de Esperantina, Piripiri e Campo Maior. A visita integra o calendário para conhecer in loco as necessidades e ações desenvolvidas pelos hospitais geridos pelo Estado. 

Muitos avanços na saúde pública são sentidas, como a ampliação no número de atendimentos, reformas e implantações de serviços, como explica Costa. "Tenho visitado os hospitais, tanto de Teresina como do interior, para conhecer de perto as necessidades, os projetos que estão sendo desenvolvidos para que a população possa ter acesso a um serviço de qualidade, humanizado”.

A oferta de mais atendimentos, com cerca de 6.400 pacientes atendidos por mês, é um exemplo do Hospital Local Julio Hartman, em Esperantina.  Além da realização de ultrassom e eletrocardiograma, com média de 200 por mês, por cada tipo de exame. E raios-x, em torno de 1.400. No hospital são ofertados atendimentos em clínica médica, cardiologia, ortopedia e cirurgia geral.

No Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, Francisco Costa visita as obras de ampliação da Unidade de Tratamento Intensivo(UTI), de sete para dez leitos. Também visitas as obras da Maternidade, que estão em fase de finalização.

Em nova visita ao Hospital Regional de Campo Maior, o secretário vai conhecer as instalações das enfermarias, que foram totalmente climatizadas. As crianças receberam ainda um atendimento mais humanizado, com a implantação de uma brinquedoteca.

Outra ação desenvolvida foi a implantação da Classificação de Risco na urgência e emergência, garantindo assistência adequada na porta de entrada dos serviços hospitalares. Além disso, todo o hospital está interligado por um sistema de informatização.

As visitas serão realizadas nesta sexta, 18, e sábado, 19. Francisco Costa deve visitar também o Hospital Josefina Getirana Neta, em Pedro II. 

Por Graciene Nazareno