Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Secretaria e Ministério da Saúde tratam sobre gestão estratégica na rede hospitalar
A relação entre os governos estadual e federal trará benefícios imediatos ao Estado.
Em visita ao Piauí, participando da VII Conferência Estadual de Saúde, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Rogério Carvalho, reuniu-se na manhã de hoje, 17, com o secretário Francisco Costa e equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde.
No encontro, um debate sobre as melhorias na gestão da saúde no Estado. “O secretário de Gestão teve a disponibilidade de discutir com a equipe técnica da secretaria para que possamos fechar toda essa programação que vem se construindo da reorganização da rede assistencial do Estado do Piauí, envolvendo toda essa política da rede hospitalar”, declarou Francisco Costa.
Para o secretário de Saúde, a relação estreita entre os governos estadual e federal, através da Secretaria de Gestão Estratégica, trará benefícios imediatos ao Estado. Uma vez que aquele órgão disponibilizará reforço de uma equipe técnica “para que possamos definir o perfil de cada unidade hospitalar, bem como o papel dela (da rede hospitalar) dentro da rede e assim consigamos ter sustentabilidade. Hoje temos uma rede hospitalar de um custo bem elevado e com uma resolutividade abaixo do esperado e do que pretendemos. Então a proposta é reorganizar para que possamos ter uma resposta mais satisfatória”, disse.
De acordo com Rogério Carvalho, essa foi uma primeira reunião onde teve compreensão do Piauí “que é um Estado de grande extensão territorial, com vazios existenciais importantes que precisam ser preenchidos e a ideia é que a gente possa trocar experiências com outras cidades que tiveram iniciativa que deram resultado para que possamos experimentar essas iniciativas de resultados positivos. E ao final a gente ter uma rede de saúde mais consistente e resolutiva e que atenda melhor a população do estado”.
Carvalho afirma ainda que outras reuniões deverão ocorrer, com sugestão de nomes para trabalhos específicos que possam trazer modelos de contratos, de informatização objetivando melhorar a capacidade gerencial para a saúde do Estado.
Por Samara Augusta