Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Governo sanciona lei que prioriza atendimento para pacientes com diabetes
A lei entra em vigor a partir da sua data de publicação, em 24 de agosto de 2015.
O governador Wellington Dias sancionou o projeto de Lei que torna prioritário o atendimento de pessoas com Diabetes na rede pública e privada, unidades de saúde, clínicas e hospitais.
Para o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, este “foi mais um avanço em atendimento prioritário na saúde. Assim, os diabéticos terão prioridade porque quando procuram este serviço estão em jejum alimentar, o que pode desencadear uma condição clínica de hipoglicemia”, disse.
Pelo texto do projeto, cabe às unidades de saúde a responsabilidade de identificar os pacientes no ato do atendimento, para que possa disponibilizar a prioridade. Entretanto, para fazer valer o direito ao tratamento prioritário, o paciente deverá apresentar um laudo médico que comprove a patologia.
Diante desta lei, será enviado as secretaria municipais de Saúde um ofício circular para que seja vinculado em toda a atenção básica do Estado. “Nós, enquanto Secretaria de Estado da Saúde, sabemos da importância de uma decisão como esta e, portanto, comunicaremos aos municípios”, pontua Dília Falcão, gerente estadual de Atenção Básica.
O projeto é de autoria do deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT). E, a lei entra em vigor a partir da sua data de publicação, em 24 de agosto de 2015.