Samara Augusta Humanização da Saúde é tema de encontro Representantes da saúde reunidos para reflexão e celebração

A Secretaria de Estado da Saúde promoveu, na manhã desta quinta-feira (27), o Encontro Estadual da Política Nacional de Humanização, que reuniu profissionais de diversos seguimentos da Saúde, no Diferencial Buffet. O evento tem como objetivo socializar os avanços alcançados e delinear os desafios ainda existentes na implantação e desenvolvimento da política de humanização nos hospitais com atendimento pelo sistema Único de Saúde (SUS).

Dentre os profissionais presentes, estava a coordenadora do colegiado gestor do Hospital Infantil Lucídio Portela, Emília Alves, que é membro fundadora do Comitê Estadual de humanização. Para ela é inegável os avanços da humanização do SUS em alguns segmentos, mas ainda há muitos desafios a serem superados no caminho da humanização. “É isso que justifica essa política de promover ações que qualifiquem o SUS em termos de possibilitar uma melhor acolhida, que é um dos objetivos da humanização é trabalhar as relações entre os profissionais e usuários”, declarou.

Representando o secretário de Saúde, Francisco Costa, a superintendente da atenção integral à saúde, Cristiane Moura Fé se referiu ao encontro como um dia de reflexão, mas também de celebração. “O Piauí tem uma história já bem concreta nesse processo, com melhorias visíveis no acolhimento dos usuários. Um acolhimento que não está num papel, nem em um determinado setor, mas deve estar em todos que fazem o sistema de saúde. Temos muito a cumprir, mas contamos com essa energia das nossas equipes de que lutam pela humanização no estado”, observou.

A coordenadora do Comitê Estadual de Humanização, Ana Eulálio, disse que é preciso abrir espaço para uma reflexão crítica sobre o processo de humanização “que deve apontar para o futuro tendo por base as conquistas e as experiências construídas ao longo desses 12 anos de existência, mas atualizando e delineando os novos desafios que devem ser enfrentados por todos nós que fazemos o sistema único de saúde em nosso estado e no nosso país”.

Encerrando as falas, o coordenador estadual da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Telmo Mesquita, fez uma análise do significado do Encontro Estadual da Política Nacional de Humanização, “Se a gente analisar porque estamos aqui, vamos perceber que estamos aqui para os outros, trabalhando em prol da qualidade de vida para os outros”, finalizou.

O Encontro encerra na tarde desta quinta, com palestras, trabalhos em grupo e plenária com temas como “Cuidado em todos os níveis de atenção à saúde”.

Por Samara Augusta