O Hospital Getúlio Vargas (HGV) divulgou nesta quarta-feira (26) Relatório dos Indicadores de Produção e Qualidade no período de janeiro a julho de 2015. O Relatório aponta um aumento no número de cirurgias realizadas, atendimentos ambulatoriais e redução da taxa de mortalidade institucional e taxa de infecção hospitalar, comparada com o ano anterior. A diretora geral do HGV, Clara Leal, explica que a melhora nos indicadores representa uma melhor qualidade na assistência e uma maior segurança aos usuários.

Segundo dados do Relatório, de janeiro a julho deste ano, foram realizados 40.010 atendimentos ambulatoriais; 104.103 exames complementares e 6.158 cirurgias, um aumento médio de 13% nos indicadores de produção em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em relação aos Indicadores de Qualidade, houve uma redução em relação à Taxa de Infecção Hospitalar que passou de 9,34% em 2014 para 6,48% em 2015. Outro indicador que apresentou redução foi a Taxa de Mortalidade Institucional que passou de 3,50% para 3%.

Para a diretora, isso representa um avanço na qualidade e segurança prestada ao paciente. Ela acrescenta que a adoção das Metas Internacionais de Segurança pelo Hospital como Identificação Correta do Paciente; Higienização das mãos para evitar infecção e realização de cirurgias seguras com procedimento e paciente correto, tem melhorado os processos de trabalho e apresentado resultados satisfatórios.

Quanto à melhora nos indicadores de Produção, Clara Leal ressalta que várias medidas estão sendo realizadas, de acordo com as orientações de Secretaria de Estado da Saúde. A ampliação do número de cirurgias no HGV, a realização de cirurgias no turno da noite e o funcionamento do centro cirúrgico aos sábados são medidas implantadas e que já apresentam resultados satisfatórios.

Por: Fátima Oliveira