Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Secretário visita futuras instalações de oncologia do HU
A meta é que o serviço seja implantado até o final deste ano para atendimento de pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS).
Em visita ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) na manhã de hoje, 24, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, reuniu-se com a diretoria da unidade e pôde conhecer todas as etapas da estruturação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do hospital, onde serão ofertadas cirurgias e quimioterapia para as populações dos territórios Entre Rios e Carnaubais.
O secretario Francisco Costa reforçou a importância da implantação da oncologia do HU por ser a população da grande Teresina, a mais beneficiada com mais esse serviço de saúde. “Com a implantação da oncologia no HU poderemos ampliar o atendimento, cuidando do maior número de pessoas possível, com agilidade e resolutividade”, disse.
A equipe da Unacon terá 8 oncologistas clínicos e 3 cirurgiões oncológicos. A unidade se voltará ao tratamento dos cinco tipos de cânceres com maior incidência no Piauí, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA): próstata, mama feminina, colo do útero, pulmão e colo retal.
Para o superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente, "o Hospital Universitário tem todo o potencial para avançar no processo de implantação de um serviço especializado no diagnóstico e no tratamento do câncer, oferecendo, ao usuário do SUS, um serviço de qualidade, com uma equipe multiprofissional para que o paciente seja trabalhado de forma sistêmica".
Segundo o superintendente, os insumos, equipamentos e pessoal necessários para o funcionamento da Unacon já e foram providenciados, “restando a adequação física de alguns espaços, mas que já estão em processo de contratação”, disse.
A meta é que o serviço seja implantado até o final deste ano para atendimento de pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS).
Por James Almeida