Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Piauí se mobiliza na campanha de multivacinação e poliomielite
Ao todo, o Piauí deve imunizar 220.052 crianças.
A notificação do último caso de poliomielite, no Brasil, foi registrada em março de 1989. Para manter a erradicação da pólio e evitar a reintrodução do vírus no país, é fundamental a participação dos municípios em dar continuidade às campanhas, envolvendo não somente as secretarias municipais de Saúde, mas também as famílias.
Os municípios piauienses já receberam as doses de vacinas, distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde. Ao todo, foram disponibilizadas 270.700 doses de vacina contra a poliomielite no intuito de imunizar 220.052 crianças de todo o Estado. O público-alvo para a campanha da pólio são crianças a partir de 6 meses de idade até 4 anos 11 meses e 29 dias, e a população da multivacinação são crianças menores de 5 anos de idade. A meta é de atingir 95% desse público.
E os municípios estão engajados na campanha, que teve início no último sábado, 15, e segue até o dia 31 de agosto. Em Parnaíba e Uruçuí, por exemplo, foram realizadas diversas ações para atrair a família e principalmente, às crianças.
Em Parnaíba, durante as festividades em comemoração ao aniversário da cidade, a equipe de Saúde do município participou de uma caminhada, exibindo faixas educativas e cadeiras de rodas expositivas. “Quando o nível de cobertura vacinal de alguma campanha reduz, geralmente está associada à falta de informação da população. Por conta disso, nos mobilizamos para sensibilizar a sociedade de que se a doença foi erradicada, deve-se por conta da vacinação”, disse Janailda Furtado, gerente de Imunização do município.
Já em Uruçuí, a mobilização foi feita através de convites nas residências pelos agentes comunitários do município. “Também montamos uma brinquedoteca em todos os postos de saúde para deixar as crianças mais à vontade. Além disso, estamos visitando as unidades para verificar o andamento da campanha”, falou Kamila Torres, coordenadora municipal de Imunização.
Por: Allana Sousa