Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Gestores hospitalares são capacitados no gerenciamento de crises
A Saúde orienta gestores hospitalares a enfrentarem as principais dificuldades no funcionamento dos hospitais públicos.
A Secretaria de Estado da Saúde deu início na manhã de hoje, 14, no auditório do Hospital Universitário (HU/UFPI), oficinas para profissionais de hospitais do estado e municípios orientando gestores hospitalares a enfrentarem as principais dificuldades no funcionamento dos hospitais públicos.
A realização das oficinas sobre Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) e Núcleo Interno de Regulação (NIR) é mais uma ação organizada pela Coordenação Estadual da Rede de Urgência e Emergência (RUE), com apoio do SOS Emergência do Ministério da Saúde, que implanta mecanismos de gestão da clínica, qualificação e ampliação do acesso aos usuários em situações de urgência, redução no tempo de espera e garantia de atendimento ágil, humanizado e com acolhimento.
“Todo esse trabalho é dedicado ao usuário que procura o atendimento do Sistema Único de Saúde, que terá um atendimento organizado, qualificado, eficaz e efetivo. Melhorando, assim, os índices da saúde, como diminuição da mortalidade e índice de permanência dos pacientes nos hospitais.”, disse o ministrante, Dr. Ricardo Volpe, coordenador do SOS Emergência do Ministério da Saúde.
De acordo com Dr. Telmo Mesquita, Coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, ao final da qualificação “os profissionais que participaram dessas oficinas terão a ideia do que eles deverão fazer nos seus postos de trabalho para implantação desses núcleos que gerenciam todos os processos e fluxos dentro dos hospitais, como por exemplo, gerenciamento de leitos, pessoal, procedimentos e atendimento”, disse.
Os núcleos funcionam como um colegiado participativo, onde todos os problemas terão pessoas específicas dentro desse grupo para ajudar a resolvê-los. No Estado, segundo Mesquita, os hospitais devem ter implantados os seus núcleos de qualificação e de regulação até o final do ano.
Por Samara Augusta