Allana Sousa Em uma semana, o Programa Amigos do Peito realizou 200 exames de mamografia

Voltada para a prevenção ao câncer de mama, as carretas do Programa Amigos do Peito beneficiaram 200 mulheres com a realização de mamografias. Os exames foram realizados no período de 3 a 8 de agosto, no conjunto habitacional Dirceu Arcoverde, em Teresina.

Uma das beneficiadas foi dona Maria Araci, autônoma, 50 anos, que ficou muito satisfeita com o tratamento recebido e por realizar o exame nos bairros. “Não á primeira vez que faço esse exame, mas aqui eu tive um bom atendimento. É muito bom saber que podemos contar com essa oportunidade diferenciada, do exame vindo até aos bairros”, concluiu.

Para o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde(DUVAS), Herlon Guimarães, “conseguimos atender as nossas metas e, a partir da próxima semana, avaliaremos o trabalho realizado, desde os exames ofertados às questões mais técnicas do veículo. Só então é que iremos definir o calendário de passagem pelo interior do Estado”, disse.

As duas carretas irão percorrer o Piauí com oferta de exames de mamografia e ultrassom de mama voltado principalmente para as mulheres entre 50 e 69 anos, e deve atender aproximadamente 20 mil mulheres a mais, por ano, em todo o Estado.

Em 2014, o Piauí registrou 152 óbitos por neoplasia maligna e a estimativa é que 520 novos casos sejam registrados nos anos 2014/2015 no Piauí. A mulher atendida pelo Programa e que apresentem imagens sugestivas de câncer de cama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

Por: Allana Sousa