A Secretaria de Estado da Saúde regularizou a falta de medicamentos e intensificou o atendimento na Unidade de Assistência Farmacêutica. Os pacientes que se dirigem a Farmácia são prontamente atendidos e estão recebendo seus medicamentos normalmente, nesta segunda-feira (19). O fornecimento dos medicamentos só foi possível após reunião com o comitê gestor daquela instituição.

As melhorias já foram percebidas pelas pessoas que passaram pela Farmácia na manhã de hoje. A dona de casa Edilvânia dos Santos, de Picos recebeu os remédios para o tratamento do marido que sofre da doença de Crohn e depende principalmente da azatioprina. “Meu marido tem 32 anos e depende muito desses remédios, e hoje, graças a Deus fomos informados que o estoque dos remédios já está em dia”, disse.

Dos 20 medicamentos que estavam em falta, apenas dois não foram encontrados. Entretanto, uma força tarefa está sendo realizada pela Farmácia, juntamente com os fornecedores no intuito de adquirir a entacapona 200mg e amantadina 100mg, ambos para tratamento do Mal de Parkinson.

Além da retomada na entrega das medicações, para o gerente da unidade, Maurício Reis, “o aumento de atendentes e farmacêuticos também foi essencial nesse primeiro momento já que em média, atendemos 500 diariamente em Teresina”. A Assistência Farmacêutica atende mensalmente mais de 16 mil pacientes no Estado. Além da capital, há unidades em Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. São atendidos 120 patologias, com 197 itens medicamentosos.

A Unidade de Assistência Farmacêutica segue em  funcionamento normal de 8h às 18 horas.