Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Farmácia regulariza distribuição de medicamentos nesta segunda, 19
Secretaria de Saúde autorizou o aumento de atendentes e farmacêuticos para o melhor funcionamento aos usuários.
Dos 20 medicamentos que estavam em falta na Unidade de Assistência Farmacêutica, 18 itens estarão disponíveis nesta segunda, dia19, para os pacientes assistidos por medicamentos de componente especializado, os excepcionais. A informação foi dada pela Secretaria de Estado da Saúde, após reunião com o comitê gestor daquela instituição.
Para regularizar o fornecimento dos medicamentos, a Farmácia, juntamente com os fornecedores, realizou permutas e negociações com outros Estados, num esforço contínuo para que os medicamentos estivessem disponíveis a partir de desta segunda (19). Com isso, foi possível regularizar o estoque de medicamentos, inclusive da azatioprina, para pacientes transplantados.
No entanto, pelo acúmulo de dívidas geradas na gestão passada, de aproximadamente R$7,6 milhões em empenhos realizados e não pagos, de julho a dezembro de 2014, os fornecedores não efetivaram novos pedidos às indústrias, o que acarretou falta da matéria-prima e escassez do produto no mercado. E ainda férias coletivas da indústria farmacêutica, que iniciaram no dia 20 de dezembro e se estendem até esta segunda, 20 de janeiro.
Por isso, dois deles não foram encontrados, como a entacapona 200mg e amantadina 100mg, ambos para tratamento do Mal de Parkinson e que atendem 206 pacientes. A previsão é que em até uma semana, esses medicamentos sejam disponibilizados aos usuários.
Atendimento
A partir desta segunda (19), a Secretaria de Saúde autorizou o aumento de atendentes e farmacêuticos para o melhor funcionamento aos usuários. Serão cinco farmacêuticos e oito atendentes. O horário de funcionamento é de 8h às 18 horas.
A Assistência Farmacêutica atende mensalmente mais de 16 mil pacientes no Estado, sendo em média, 500 diariamente em Teresina. Além da capital, há unidades em Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. São atendidos 120 patologias, com 197 itens medicamentosos.