Dos 20 medicamentos que estavam em falta na Unidade de Assistência Farmacêutica, 18 itens estarão disponíveis nesta segunda, dia19, para os pacientes assistidos por medicamentos de componente especializado, os excepcionais. A informação foi dada pela Secretaria de Estado da Saúde, após reunião com o comitê gestor daquela instituição.

Para regularizar o fornecimento dos medicamentos, a Farmácia, juntamente com os fornecedores, realizou permutas e negociações com outros Estados, num esforço contínuo para que os medicamentos estivessem disponíveis a partir de desta segunda (19). Com isso, foi possível regularizar o estoque de medicamentos, inclusive da azatioprina, para pacientes transplantados.

No entanto, pelo acúmulo de dívidas geradas na gestão passada, de aproximadamente R$7,6 milhões em empenhos realizados e não pagos, de julho a dezembro de 2014, os fornecedores não efetivaram novos pedidos às indústrias, o que acarretou falta da matéria-prima e escassez do produto no mercado. E ainda férias coletivas da indústria farmacêutica, que iniciaram no dia 20 de dezembro e se estendem até esta segunda, 20 de janeiro.

Por isso, dois deles não foram encontrados, como a entacapona 200mg e amantadina 100mg, ambos para tratamento do Mal de Parkinson e que atendem 206 pacientes. A previsão é que em até uma semana, esses medicamentos sejam disponibilizados aos usuários.

Atendimento

A partir desta segunda (19), a Secretaria de Saúde autorizou o aumento de atendentes e farmacêuticos para o melhor funcionamento aos usuários. Serão cinco farmacêuticos e oito atendentes. O horário de funcionamento é de 8h às 18 horas.

A Assistência Farmacêutica atende mensalmente mais de 16 mil pacientes no Estado, sendo em média, 500 diariamente em Teresina. Além da capital, há unidades em Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. São atendidos 120 patologias, com 197 itens medicamentosos.