A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí terá uma grande missão pelos próximos quatro anos e nesta segunda-feira (12), o secretário Francisco Costa recebeu a visita dos prefeitos de Oeiras, Altos, Pedro II, Avelino Lopes, Itaueira e Colônia do Piauí onde tratou da demanda de cada município.

Nesse primeiro momento, as propostas feitas estão no aspecto de avaliação. “O processo de regionalização das unidades hospitalares e da adaptação dos hospitais do interior depende antes de tudo da avaliação e levantamento da dificuldade de cada município. E a dedicação nessas reuniões com cada prefeito é o primeiro passo”, relatou o secretário.

Para o município de Altos foi tratado sobre uma possível parceira entre o Governo Estadual e Municipal, gestão compartilhada do Instituto de Saúde José Gil Barbosa. “Uma equipe técnica será enviada ao município para avaliar as condições e suporte do hospital para os serviços das Redes Cegonha, Urgência e Emergência”, citou Francisco Costa.

Em Pedro II, a proposta feita pela prefeita Neuma Café diz respeito às novas funcionalidades do Hospital Santa Cruz (Filantrópico) e do Hospital Municipal Josefina Getirana. “O nosso objetivo é tornar esses hospitais em referência para a região já que atendemos cerca de 70 mil pessoas, pois, além da população de Pedro II, temos pacientes das cidades de Milton Brandão, Lagoa de São Francisco e cidades do Ceará que fazem divisa com o nosso município”, coloca Neuma Café.

Já em Oeiras, o prefeito Lukano Sá tratou da repactuação de serviços que são responsabilidades da prefeitura, mas que atendem todo o território Vale do Canindé. “Tratamos de ordens técnicas e sugestões para que possamos construir a quatro mãos”.