Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi discute alimentação saudável e nutrição com municípios
O Estado vem realizando trabalhos direcionados às secretarias municipais, a fim de promover a saúde e a boa alimentação
Dados da pesquisa Vigitel 2013 indicam que, atualmente, 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal, sendo 17,5% considerados obesos. No Piauí o assunto vem sendo debatido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) que, anualmente, vem realizando trabalhos direcionados às secretarias municipais, a fim de promover a saúde e a boa alimentação.
Técnicos, secretários municipais de saúde, nutricionistas e demais profissionais de todo o Estado estão reunidos durante toda esta terça-feira (11), no Diferencial Buffet, Centro de Teresina, para compartilharem informações sobre alimentação e nutrição.
“A carga de doença associada à obesidade é imensa. Para sair da agenda da doença precisamos trabalhar pela melhoria da alimentação e incentivar a prática de hábitos saudáveis, por isso estamos discutindo experiências exitosas em escolas, em centros psicossociais e até em unidades de saúde, para melhorar a qualidade de vida de nossos alunos, servidores e pacientes nesses municípios”, disse a coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesapi, Rosa Laura.
Fortalecendo esse trabalho, a Sesapi está embasada pelo novo Guia Alimentar para a População Brasileira, recentemente atualizado pelo Ministério da Saúde, em que relata quais cuidados e caminhos ideais para alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada.
A nova edição, ao invés de trabalhar com grupos alimentares e porções recomendadas, indica que a alimentação tenha como base alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de evitar os ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes). O lançamento ocorreu durante a reunião do Conselho Nacional de Saúde, em Brasília.
Por Adrianno Magno