Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Ernani Maia encerra gestão anunciando obras da nova maternidade
A unidade de saúde será construída ao lado do Parque Zoobotânico, na Avenida Presidente Kennedy
O secretário de saúde do Piauí, Ernani Maia, encerrou sua gestão a frente da pasta nesta quinta-feira (3) com uma boa notícia: o encerramento do processo licitatório para a construção da nova maternidade de Teresina. O certame termina hoje. Segundo ele, a previsão é que a obra comece em 15 dias.
A unidade de saúde será construída ao lado do Parque Zoobotânico, na Avenida Presidente Kennedy, zona Leste de Teresina. São 38.000 metros de área construída, somando mais de 300 leitos, divididos por setores como Observação (Atendimento Imediato) – 6 leitos, Internação geral + isolamentos – 242 leitos, Método Cangurú – 28 leitos, UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários (42 berços), UTI NEO NATAL – 30 berço, UTI adulto – 20 leitos, CPN (Centro de parto normal) com 16 quartos PPP (Pré, Parto e Pós Parto. A Nova Maternidade vai suprir totalmente a demanda da Maternidade Dona Evangelina Rosa.
“Era um sonho acalentado por todos os profissionais da área de saúde. Foram dias e noites de um trabalho muito intenso de toda equipe da Sesapi. A obra deverá estar pronta em 24 meses, resolvendo assim problemas pontuais da Evangelina Rosa por causa da sobrecarga”, afirma Ernani Maia.
“Encerro minha gestão numa alegria muito grande, igual ao de uma criança que faz o seu dever de casa. Honra e glória agora e sempre”, acrescenta.
Segundo Ernani Maia, a Sesapi não tem nenhuma culpa em relação aos problemas da sobrecarga da MDER. “Estamos em um sistema que ainda está em construção, inclusive nas capitais que são gestoras plenas do SUS. Temos muito que comemorarmos, como a queda na mortalidade materna. Estamos há nove meses sem nenhuma morte materna”, declarou.
A gestão de Ernani Maia na Sesapi foi marcada pelo lançamento de programas importantes em prol da saúde como a Força Estadual da Saúde, que levou cirurgias para várias cidades do estado e o SAMU Aéreo, serviço que salva vidas de norte a sul do Piauí.
“Em breve o Piauí ganhará duas UPAS, uma em São Raimundo Nonato e Oeiras. Reformamos os hospitais de Canto do Buriti, Campo Maior, Corrente. Entregamos mais de 40 UBAS. Foi iniciada a obra do novo hospital regional de Picos, em breve isso também vai acontecer com Floriano. Uruçuí também vai ganhar um hospital totalmente novo”, elenca.
A transformação do Hospital Getúlio Vargas (HGV) - que voltou a ser um hospital de ensino reconhecido, a reforma do Hospital da Policia Militar (HPM), um dos principais suportes do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e a reforma do Hospital Infantil Lucídio Portela, também foram pontos importantes da gestão de Ernani Maia.
“Foram muitas as ações. Lançamento do cofinanciamento da saúde, o serviço de ortopedia, construímos um centro de referencia álcool e drogas para as mulheres, abrimos a policlínica de Picos e devolvemos aos servidores o prédio-sede da secretaria. Na área de recursos humanos, tivemos o plano de cargos e salários dos servidores não médicos. Os médicos passaram a ganhar melhor. Aumentamos o valor dos plantões. Nosso Lacen se tornou referência nacional. Eu precisaria aqui de um dia para elencar todas as ações da saúde”, finalizou.
Ernani Maia entrega o cargo para o empresário Mirocles Veras, que deve assumir a pasta na segunda-feira (5).