Márcio Sales/Sesapi Policlínica de Picos é inaugurada, beneficiando 400 mil piauienses A inauguração aconteceu no final da tarde de ontem

Maria Anunciação de Sousa, comerciante, Vicente Barbosa, aposentado, estavam satisfeitos com a abertura da Policlínica de Picos ao atendimento à população da região. Eles, no entanto, são penas dois dos quase 400 mil habitantes do território Vale do Rio Guaribas que,  a partir de agora, poderão recorrer aos serviços especializados do Centro de Assistência Médica (CAMPI), mais conhecido como Policlínica de Picos. A Policlínica deve atender a população do município de Picos e mais 60 cidades da região, que necessitam de um atendimento especializado nas mais diversas áreas de saúde, tanto na prevenção, como diagnóstico e tratamento de enfermidades.

Maria esteve acompanhando a solenidade de inauguração e se disse satisfeita com a estrutura do novo hospital da cidade. “A nossa população esperou mais de oito anos por uma benção como esta e agora nossa cidade vai poder atender os filhos picoenses e das outras cidades aqui mesmo, com médicos e serviços qualificados que só imaginávamos ter nos grandes centros do país”, comemorou a comerciante.

O novo hospital foi inaugurado na noite dessa terça-feira (1º) e contou com a presença do governador Wilson Martins, do secretario de Estado da Saúde, Ernani Maia, e de outras autoridades, além de moradores de Picos e de outras cidades circunvizinhas.



Ao todo, a Policlínica de Picos vai oferecer 16 especialidades clínicas e deve atender uma média de 1.000 pessoas por mês. “Quero parabenizar a todos os políticos que deixaram a questão partidária de lado e colocaram o coração e o compromisso à frente deste que era um sonho e agora se torna realidade para nós, profissionais de saúde e principalmente para aqueles que mais precisam”, disse, emocionada, a diretora-geral da Policlínica, Milena Leal.

O funcionamento do novo hospital foi possível através de um acordo firmado entre o Governo do Estado, através da Sesapi, a prefeitura municipal de Picos e a Associação Pró-Brasil. Na oportunidade, a representante da Associação, Denise Auresco, elogiou a iniciativa da parceria e do empenho para a abertura do CAMPI.

Após 18 meses, o Governo do Estado entrega uma obra moderna, ampla e suficiente para desafogar os postos de saúde de Picos e o Hospital Regional. Para Ernani Maia, secretário de Saúde do Piauí, sair da Sesapi entregando uma obra dessa importância foi “uma das maiores experiências da sua vida, como médico e gestor”.

“Passei esses quase quatro anos me dedicando ao melhoramento dos hospitais do interior. Recentemente, nosso trabalho foi aplaudido de pé na Inglaterra, onde apresentamos os avanços que conseguimos nessa nossa gestão. Mas, alegria maior é ver que nossas metas e nosso empenho se transformaram em serviços necessários e importantes como esta Policlínica”, frisou o secretário.

Segundo o governador Wilson Martins, a intenção da parceria firmada para o novo centro de saúde foi possibilitar uma instituição mais bem qualificada, com leitos equipados, clínicas e equipamentos de alta tecnologia e especialidades em diversas áreas médicas. “Aqui, teremos um atendimento mais decente para a população das dezenas de municípios que formam a grande região de Picos”, disse Wilson. 

A Policlínica fica situada no Bairro Paraibinha, zona Leste de Picos.
 

Por Adrianno Magno