O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, no sábado (22), a primeira captação pediátrica de múltiplos órgãos e tecidos para transplantes do Piauí. O doador foi o garoto R.A.M.N, 10 anos, da cidade de Passagem Franca do Piauí. Vítima de acidente de trânsito, ele teve morte encefálica confirmada depois de passar 18 dias internado na UTI do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A doação aconteceu mediante autorização da família.

Segundo o vice coordenador da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos do HGV, João Gilson Cantuário, o procedimento foi feito pela equipe de captação de múltiplos órgãos e tecidos do HGV, tendo à frente os médicos Pedro Café e Wellington Figueiredo, especialistas em captação de rins e fígado, respectivamente; em conjunto com a equipe de captação do Hospital de Base de Brasília-DF.

"As córneas serão utilizadas em transplantes de pacientes que aguardam na fila de espera no Piauí. Os rins foram para São Paulo, porque não havia receptores compatíveis no Estado e o fígado para Brasília-DF, devido ao fato de o Piauí ainda não realizar transplante desse órgão", explica João Gilson.

O HGV é o único no Estado que conta com uma equipe de captação de múltiplos órgãos e tecidos para transplantes. Atualmente, o Hospital realiza transplantes de córneas e rins.

A Organização de Procura de Órgãos e Tecidos do HGV tem a função de identificar possíveis doadores. O processo inclui, além da abordagem da família, a realização de exames clínicos e confirmatórios e o acionamento da equipe de captação para retirada dos órgãos e tecidos e, posterior, encaminhamento às unidades de transplantes.

Por Solinan Barbosa