O Piauí conta com 210 núcleos de apoio a saúde da família implantados em todo o Estado. Esses núcleos dão apoio e suporte ás equipes de saúde da família, atuando na consolidação da atenção básica no Brasil.

O numero é quase o dobro do que existia até ano passado, antes de ser publicada a portaria nacional que autoriza cada municio implantar diretamente seus núcleos, sem a intervenção do Estado. No entanto, faz-se necessário o acompanhamento e monitoramento estadual.

Para otimizar esse monitoramento, a Sesapi deu inicio hoje, o I Seminário Estadual Sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família. O evento acontece no Diferencial Buffet e conta com a participação de 500 profissionais que atuam na atenção básica dos municípios.

De acordo com a gerente estadual de atenção básica, Cassandra Borges, o seminário foi uma das formas mais abrangentes de reunir todos os núcleos em um mesmo momento para discutir as diretrizes e normatização do programa. “Nós visitamos cada município onde o Nasf está implantado, mas com o seminário, temos a oportunidade de reunir todos esses municípios no mesmo local para, além de prestar esclarecimentos, trocarmos experiências e amadurecimento pedagógico”, explica a gerente.

O evento segue até a próxima terça-feira (25) e conta também com apoiadores do Ministério da Saúde e secretários estaduais de saúde.

Por Flalrreta Alves