Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV participa de discussão sobre gerenciamento de fluxo de pacientes
O objetivo é tornar mais eficaz e efetiva as entradas e saídas dos pacientes no HGV
Aconteceu nesta sexta-feira (21), a Vídeo Conferência sobre Gerenciamento de Fluxo de Pacientes. O diretor do Hospital Getúlio Vargas, Carlos Iglézias, explicou que trata-se de uma discussão sobre o gerenciamento de fluxo do paciente no ambiente hospitalar. Para ele, o objetivo é tornar mais eficaz e efetiva as entradas e saídas dos pacientes no HGV, com vistas a diminuir a permanência do paciente no serviço, promover um maior giro de leitos e contribuir para otimizar o acesso dos usuários, tudo isso balizado pela qualidade e segurança dos processos.
Susane Castro, coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade, explica que gerenciar o fluxo de paciente é adequar o serviço às demandas do usuário. Para tanto, é necessário mapear esse fluxo, conversar com profissionais e pacientes, conhecer os agendamento e estabelecer uma gestão de melhorias por meio da utilização de indicadores.
Para ela, é necessário, também, melhorar a comunicação entre os setores, como forma de estreitar os vínculos entre os profissionais, afinal o cuidado deve ser centrado no paciente.
A Vídeo Conferencia faz parte da programação do Simpósio Nacional, promovido pelo Hospital Moinho dos Ventos, de Porto Alegre, em parceria com o Consórcio Brasileiro de Acreditação. Vários hospitais no Brasil estão participando via web.
Por Fátima Oliveira