Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
UBAS de Olho d’Água reforça atendimento na região do médio Parnaíba
Com a abertura de mais uma Unidade, o Estado qualifica os serviços de Atenção Básica
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) entregou na ultima sexta-feira (14) à população da cidade de Olho d’Água do Piauí mais uma Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS). A solenidade de inauguração contou com a participação do governador Wilson Martins, entre outras autoridades. Com a abertura de mais uma Unidade, o Estado qualifica os serviços de Atenção Básica na região do Médio Parnaíba e leva saúde de qualidade mais acessível a todos os moradores.
Para a construção da Unidade Básica Avançada de Saúde de Olho d’Água foram investidos R$ 253 mil. Além dos novos serviços disponibilizados pela UBAS, a população do município conta, ainda, com um anexo de uma Unidade de Parto Normal. “Essa Unidade é mais um investimento que tem o objetivo de consolidar e fortalecer a Atenção Básica na nossa região. A melhora na saúde pública é um anseio de todos nós, sobretudo, a população, que dependia do deslocamento para a capital”, disse o prefeito de Olho d’Água, Antonio Francisco.
Rosilene de Lima, moradora de Olho d’Água, comemora a nova Unidade e diz que o atendimento e a busca pelos serviços não terão mais tantos desconfortos para os pacientes, já que o deslocamento até outras cidades era muito complicado. “Por muito tempo passamos pelo sofrimento de se deslocar em busca de atendimento. Agora, estamos felizes por este centro de saúde que vai garantir segurança e mais qualidade em saúde”, comemorou.
Para o governador Wilson Martins, a intenção é de que o Governo Estadual avance ainda mais na estruturação em saúde pública nas regiões interioranas, para que a transferência de pacientes seja a mínima possível. “A melhor maneira de salvar vidas é oferecer acessibilidade nos serviços de Atenção Básica e trazer estrutura, equipamentos e profissionais para a própria cidade, independente da distância ou qualquer que seja o problema. A nossa parte estamos fazendo, mas, queremos que todos os prefeitos mantenham a atenção redobrada para que os serviços sejam garantidos e mantidos em qualidade”, disse o governador do Estado.
As Unidades contam com farmácia, consultórios, além de salas de nebulização, vacina e curativo. Fazem parte da equipe profissionais médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem, agentes de saúde e assistente administrativo. As UBAS são administradas pela secretaria municipal de Saúde e devem disponibilizar consultas, exames, curativos e aplicação de vacinas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Por Adrianno Magno