Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Padrões implantados no HGV mantêm foco na segurança do paciente
O Hospital Getúlio Vargas é uma das oito unidades de saúde no Brasil a receber os novos padrões
O consultor do Consórcio Brasileiro de Acreditação, Antônio Jorge, apresentou na manhã desta segunda-feira (17), no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV), as mudanças na quinta edição do manual dos Padrões Internacionais de Acreditação Hospitalar. As principais mudanças, segundo o consultor, estão na garantia da segurança dos cuidados oferecidos ao paciente. “Tudo que for adquirido de equipamentos e insumos no hospital, além do serviço oferecido, o mandatário é a segurança do paciente”, frisou.
A quinta edição apresenta padrões e elementos mensuráveis novos e atualizados que passam a vigorar a partir de 1º de abril deste ano. Essas atualizações surgiram através de um processo envolvendo pesquisadores e consultores da JCI, grupos de foco realizados em 16 países, com a participação de centenas de profissionais da área de cuidados com a saúde.
Esse processo resultou na elaboração de um manual com um foco maior em temas urgentes tais como a tecnologia médica, a integridade da cadeia de suprimentos, comunicações durante a passagem de plantão nos cuidados do paciente, a administração de doenças infecciosas e a criação e manutenção de uma cultura de segurança.
Antônio Jorge diz que a revisão decorre das mudanças sofridas pelo mundo dos cuidados com a saúde nos últimos três anos. Segundo ele, a nova edição dos padrões foi desenvolvida para auxiliar hospitais a aprimorarem continuamente as iniciativas relativas à qualidade e segurança do paciente e assim se prepararem para o futuro.
A Acreditação da Joint Commition International (JCI) já foi concedida para mais de 575 organizações de cuidados de saúde em 56 países. Atualmente, o HGV está em processo, junto com outras oito unidades de saúde no Brasil.
Por Fátima Oliveira