Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
IV Regional de Saúde apresenta trabalho em Mostra Nacional
O evento teve solenidade de abertura com a participação do ministro da Saúde, Artur Chioro
Muita expectativa para a apresentação do Projeto Promoção da Saúde Itinerante, idealizado pela IV Coordenação Regional de Saúde do Piauí, que vai acontecer na manhã desta sexta-feira, 14 de março na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/ Saúde da Família, em Brasília. Cerca de 10 mil pessoas de todas as regiões do País participam do encontro.
O evento teve solenidade de abertura com a participação do ministro da Saúde, Artur Chioro, onde na oportunidade lançou um desafio para os profissionais “Como ser criativo para construir as redes de atenção em saúde de acordo com a realidade de cada município brasileiro e como comprometer os trabalhadores da atenção básica e do Sistema Único de Saúde com o cuidado qualificado”.
A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família é o maior encontro de profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Até o dia 15 de março, a mostra conta com extensa programação de mesas redondas, minicursos, oficinas, palestras, espaços para apresentação e discussão de experiências e atividades culturais, todas realizadas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Durante o evento, serão apresentadas 4.351 experiências relacionadas ao tema de todas as regiões do País. Os relatos foram inscritos de agosto a outubro de 2013 por pessoas ligadas a instituições e sociedade civil que desenvolvem experiências na Atenção Básica, ou seja, estudantes, trabalhadores, docentes, gestores e usuários do SUS. Desse total, 100 relatos serão premiados no encerramento da mostra.
De acordo com a coordenadora do Projeto Saúde Itinerante, Erivani Borges, o trabalho da IV Regional do Piauí, foi selecionado para o espaço Pontos de Encontro “ São espaços muito especiais de compartilhamento de experiências, concebidos para acolher autores de relatos, além de participantes que quiserem prosear sobre os temas e experiências amostradas durante o evento”, relata Erivani.
Os temas das apresentações são os mais amplos e vão desde saúde bucal, atenção à saúde de mulheres e gestantes, homens, idosos, crianças e adolescentes, saúde mental, saúde na escola e práticas integrativas e complementares do SUS. Nas mesas redondas, serão discutidos os resultados e as perspectivas do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), a educação permanente e a formação profissional na prática das equipes e desafios do Programa Mais Médicos. Já as oficinas e os minicursos abordarão, entre outros temas, a qualidade da saúde indígena na Rede de Atenção à Saúde, o cuidado à pessoa com deficiência, da pessoa com tuberculose e do trabalhador, a atenção nutricional e a assistência farmacêutica na Atenção Básica.
Na parte cultural do evento, serão exibidos filmes em curta, média e longa metragem que abordam temas afins à saúde de maneira inovadora.
Por Michele Furtado