Solinan Barbosa/HGV HGV: Comprometimento dos profissionais e gestores foi ponto alto na avaliação do CBA

Com o objetivo de avaliar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados no Hospital Getúlio Vargas (HGV), os avaliadores do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) percorreram todas as instalações físicas e observaram os processos de trabalho durante os quatro dias de visita pelo hospital.

Para a médica do CBA, Theresa Abs, o importante é que o HGV esteja no caminho: “conseguir o selo da Acreditação é uma consequência”. Ela ressalta, ainda, o comprometimento dos profissionais e gestores do hospital que, para ela, é essencial. “Mais importante é ter a noção de que o que vale é caminhar para a melhora da qualidade e segurança”, explica.

Foram analisados 1.421 itens. Dentre esses, alguns ainda precisam ser melhorados e, sendo melhorados, podem fazer a diferença, acrescenta a enfermeira do CBA, Rita Katayama. “Existe uma porção de detalhes que podem fazer a diferença, como manter o cuidado com a higienização das mãos; o cuidado com pacientes vulneráveis; realizar o time out nas intervenções cirúrgicas; são técnicas básicas que, se aplicadas corretamente, já fazem a diferença”, explica Katayama.

O administrador do CBA, Fábio Miranda, que observou as instalações físicas e também os processos de trabalho no HGV, ressalta que é importante chamar o paciente para participar do processo do cuidado.  “Para tanto, é necessário que o mesmo conheça os seus direitos dentro da Instituição”, pontuou.

O diretor-geral, Carlos Iglézias Brandão, diz que a sua meta é tornar o HGV um hospital acreditado, para seguir mais confiante no objetivo de gerar e difundir o conhecimento, prestando serviços de saúde com qualidade, de forma digna, crítica e hierarquizada, além de formar e capacitar profissionais de valor e desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão.

Durante os quatro dias o grupo de avaliadores também se reuniu com o diretor Carlos Iglézias, o diretor-técnico Sebastião Martins, a gerente de enfermagem Cecília Viana, a diretora-administrativa Cássia Barradas e a coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade, Susane Castro, além do coordenador das Comissões Permanentes, Alesse Ribeiro, e de assessores e supervisores de serviço.
 

Por Fátima Oliveira