Iniciou na última segunda-feira (17) mais uma ação preventiva de bastante relevância, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). As unidades prisionais do Piauí começaram a receber um mutirão para a realização de testes rápidos para diagnóstico de HIV. A primeira unidade atendida foi a Casa de Custódia, em Teresina, que, durante toda esta semana, deverá receber os técnicos da coordenação de Doenças Transmissíveis (DT) da Sesapi.
 
De acordo com a coordenadora responsável, Karinna Amorim, cerca de 800 presos deverão ser atendidos com a medida, somente nesse primeiro presídio. “Nossa intenção é atender cerca de 800 detentos e devemos levar nossa estrutura como todos os anos fazemos. Devemos permanecer atendendo a população carcerária da Custódia até a próxima sexta (21)”, ratificou.
 
Os serviços marcam a retomada das atividades que anualmente são realizadas  pela Sesapi, por meio da coordenação de DT/AIDS. O resultado sai em meia hora e, nos casos positivos, o paciente é encaminhado para tratamento no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
 
A meta é realizar testes em cada unidade prisional do Estado. A ação conta com o apoio de enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. As penitenciárias “Irmão Guido” e “Major César” serão as próximas a receberem os trabalhos.
 

Por Adrianno Magno