Se em períodos que envolvem festividades e férias escolares são considerados críticos para os hemocentros por conta da falta de doadores, o ano de 2014 promete ser ainda mais complicado por conta das festividades do Carnaval, Copa do Mundo e eleições. É com esta preocupação que o Hemocentro do Piauí (Hemopi), procura chamar a atenção de todos e mobilizar grupos organizados, faculdades, escolas, empresas e indivíduos, com o objetivo de garantir um estoque seguro de todos os tipos de sangue, especialmente durante estes eventos.

De acordo com o diretor-geral do Hemopi, Antonio Lages Alves, nas eleições de 2012, em Teresina, houve uma queda brusca nos estoques de sangue e apesar de todo o apoio dos meios de comunicação, a resposta não foi suficiente para formar um estoque necessário que garantisse o atendimento a uma demanda emergencial. "Houve dificuldade inclusive em agendar coletas externas, e alguns municípios até cancelaram coletas que já estavam agendadas", lembra Lages.

O diretor acrescenta que é importante que o Hemopi tenha o máximo de parcerias possíveis, a fim de promover palestras educativas sobre a importância da doação de sangue, buscando inclusive desenvolver uma cultura da doação voluntária, fidelizando os doadores. "É necessário que pelo menos 3% da população adote esta prática para que o hemocentro possa garantir a prestação desse serviço a quem precisar", ressalta.

A campanha para o Carnaval tem como objetivo mobilizar a população para doar sangue antes das festividades, uma vez que, muitas pessoas viajam, aumenta a ingestão de álcool, além da perda de sono que torna a pessoa inapta à doação de sangue.

PROGRAMAÇÃO - Carnaval 2014

Panfletagem: dias 24 e 25.02, às 17h30.
  24- Cruzamento das Avenidas Frei Serafim com Miguel Rosa
  25- Cruzamento da Av. Frei Serafim com Rua Coelho de Resende

Dia 26.2 - Apresentação do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2014 no Hemopi, às 9h

Dias 26,27 e 28.2 - Distribuição de camisas para quem doar no Hemopi nestes dias.