A Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) vai intensificar as inspeções sanitárias nos municípios de grande fluxo turístico para o período de carnaval. O objetivo é minimizar os riscos da população durante os dias de folia e com isso, possibilitar o consumo dos alimentos com segurança e qualidade.

Serão fiscalizados os estabelecimentos que manipulam e comercializam alimentos, tais como: bares, restaurantes, hotéis, supermercados, panificadoras, mercados públicos, entre outros.

No total, 10 municípios deverão ser inspecionados. São eles: Luís Correia, Cajueiro da Praia, Pedro II, Barras, Campo Maior, Floriano, Água Branca, Piripiri, Piracuruca e Buriti dos Lopes.

Durante a fiscalização, serão avaliados a estrutura física dos estabelecimentos, acondicionamento, transporte e destino final de resíduos, reservação e tratamento de água, condições de uso e higiene dos equipamentos e utensílios, higiene dos manipuladores (uniforme, atestado de saúde, entre outros), produção e acondicionamento dos alimentos crus e preparados e ainda verificar a relação Saúde/doença nos ambientes de trabalho.

A DIVISA montou 4 equipes para a realização desta ação. “São equipes formadas por fiscais da Vigilância Sanitária do Estado e que são preparados para esses tipos de inspeções”, explicou a coordenadora de alimentos da DIVISA, Vânia Correia.

A ação, que já faz parte do calendário anual da DIVISA, acontece durante toda esta semana, de 17 a 21 e será realizada em parceria com as VISAS municipais.

Por Cyntia Veras